Segundo o SPC Brasil, em março de 2018 cerca de 61 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. O número é preocupante. Mas, corresponde a dívidas em comércios. Acontece que isto reflete nas contas de casa. Uma boa saída é o parcelamento IPTU 2023. Veja como fazer o parcelamento IPTU.
Por que pagar o IPTU?
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo cobrado nacionalmente. A Prefeitura Municipal de cada uma das 5.570 cidades que compõem o país, deve cuidar da cobrança e organização deste imposto.
IPTU Rio de Janeiro RJ
É que todo o valor recolhido com o IPTU fica para os cofres públicos da cidade. O valor deve ser revertido em melhorias locais. Por exemplo, investimento na educação, saúde, segurança, infraestrutura, obras e um conjunto de serviços que atendem a população.
O primeiro ponto que deve ser pensado quando se fala de pagar o IPTU 2023 regularmente é que o cidadão estará investindo em sua própria cidade. Cumprindo com o seu dever.
Outro caso a ser lembrado é que a inadimplência neste caso, resulta em juros, multas e prejudica a burocracia do seu imóvel.
O proprietário que não fizer o pagamento do imposto não pode, por exemplo, registrar na prefeitura uma obra em seu terreno. Fazer a venda legal do imóvel. Transferir a residência para parentes e dependentes. Entre outros processos.
Como solicitar parcelamento IPTU?
Aqueles que desejam resolver a sua dívida ativa precisam procurar o setor de finanças do município.
Normalmente, são as Secretarias Municipais da Fazenda, Desenvolvimento e Economia que cuidam deste assunto. Há casos em que são dados descontos e exclusão de juros e multas.
Se você não tem nenhum boleto atrasado, mas deseja fazer o parcelamento do IPTU 2023 SP, pois o valor total não cabe no seu bolço, pode ficar tranquilo. Infelizmente, neste caso é muito improvável que haja desconto. Mas, o parcelamento pode variar de 3 a 12 cotas dependendo da cidade.
Em alguns locais, quando recebe a guia de pagamento em sua residência o contribuinte tem em mãos o boleto para cota única e os boletos para parcelamento. Sem a necessidade de solicitar.
Se em sua cidade isto não acontece, a solicitação pode ser feita via internet, no site da prefeitura. Ou na sede da instituição.
2 via Parcelamento IPTU
Se você está com poucos dias de atraso na sua parcela, existe uma maneira de pagá-la sem acumular dívidas. A 2 via parcelamento IPTU pode ser feita via internet.
Assim, o contribuinte consegue pagar o boleto com a data de vencimento para o dia da emissão da segunda via.
Algumas prefeituras implicam juros dependendo de quantos dias aquela parcela está em atraso. Os juros não devem ser abusivos. Veja no passo a passo como fazer este processo. Usando como exemplo a Prefeitura Municipal de Manaus.
- Passo 1: Acesse o site da Prefeitura. Neste caso, a de Manaus;
- Passo 2: Clique na opção ‘Cidadão’;
- Passo 3: Na lista de serviços do cidadão, clique em ‘Finanças’. Em seguida, selecione ‘IPTU’;
- Passo 4: A página vai deixar disponível um link para acesso a esse serviço;
- Passo 5: Selecione ‘Pagamento IPTU 2 Via’;
- Passo 6: Uma página com informações sobre segunda via ficará disponível. Clique em ‘Acesso rápido’;
- Passo 7: Na página seguinte, insira a matrícula da propriedade. Esta informação está descrita no boleto do IPTU. Insira o código e depois, clique em ‘Consultar’.
Independente de qual cidade você acessará o site, o sistema sempre irá pedir o número de inscrição, matrícula ou registro da sua propriedade. Tenha conhecimento desta informação.